Urca em crise por falta de professores
De acordo com a reitoria, faltam 155 professores
31/03/10
A universidade regional do Cariri vive uma crise de falta de professores. Os mais prejudicados são os alunos, que perdem aula e vão esperar mais tempo para completar o curso.
André estuda física e está na metade do curso, que tem duração de quatro anos. Ele vai ter que esperar mais tempo para se formar. É que a falta de professores tem levado ao cancelamento de algumas disciplinas.
De acordo com a reitoria, faltam 155 professores. 60 vagas são de gente que saiu da universidade ou que morreu e as outras 95 estão surgindo à medida em que os cursos novos criados pela Urca ganham semestres. É o caso da física e das artes cênicas.
Para ocupar esse espaço, a universidade fez um concurso recente para professor substituto. Mas não conseguiu preencher as quinze vagas.
Faltou gente para dar cadeiras de matemática e artes. O sindicato de professores ainda afirma que o concurso é ilegal, porque os substitutos só devem ser usados para as vagas de quem está em licença e não para as 155 que estão sobrando. E, de acordo com o Sindurca, isso está acontecendo.
O reitor da Urca afirma que já procurou o governo do estado para buscar uma solução. Mas a audiência com o governador Cid Gomes ainda não tem data para acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário